Sobre a Cooperativa Vira Lata

Ecologia / Meio ambiente

Impactos ocasionados pelo consumo e destinação inadequada de resíduos

A população brasileira gera em torno de 79 milhões de toneladas de resíduos por ano (Instituto Akatu); 92% desse valor, que corresponde a 72,7 milhões de toneladas, é coletado. Desse total, 40,3% são destinados a locais improvisados ou não preparados para receber o lixo, como aterros controlados ou lixões a céu aberto.

O Sudeste é a região que mais produz  resíduos, porém é também a que mais coleta. No Estado de São Paulo são produzidas cerca de 40 mil toneladas de resíduos diariamente, mas dezenas de municípios ainda fazem o seu descarte de forma incorreta, o que traz inúmeras consequências, tanto ambientais como sociais.

De acordo com dados da Global Footprint Network, no ano de 2021, o Dia de Sobrecarga da Terra foi 29 de julho, ou seja, a partir desse dia, passamos a utilizar recursos que não podem ser renovados na mesma velocidade em que são consumidos. A cada ano, essa data acontece mais cedo, o que nos alerta ainda mais sobre a urgência de promover ações capazes de mitigar os impactos desse quadro alarmante para todos.  A reciclagem reduz a quantidade de materiais descartados e possibilita o retorno da matéria prima às indústrias que a utilizarão para a fabricação de seus produtos. Dessa forma é possível reduzir a necessidade de extração de recursos naturais, recursos hídricos, consumo de energia, emissão de poluentes e desmatamento de novas áreas para instalação de aterros sanitários ou até mesmo de espaços ilegais para destinação de resíduos.

Iniciativas simples mostram boas práticas que podem ser replicadas nos mais diferentes locais. Reduzir os impactos ambientais ocasionados pela geração de resíduos é apenas o começo de uma ação que deve ser continuada por todos os cidadãos. 

Um ambiente saudável e equilibrado é primordial para o bem-estar de toda a comunidade. Por sua vez, o ambiente doente e em desequilíbrio funciona como um facilitador para a propagação de enfermidades. A população brasileira gera em torno de 79 milhões de toneladas de resíduos por ano e 92% desse valor, que corresponde a 72,7 milhões de toneladas, é coletado – desse total, 40,3% são destinados a locais inadequados, como aterros controlados ou lixões.

A reciclagem diminui a quantidade de materiais descartados em lixões e aterros que provocam a morte diária de nosso planeta terra. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, esse processo transforma resíduos sólidos, que não seriam aproveitados, em matéria-prima ou produto. Assim, é possível reduzir de forma significativa o impacto sobre o meio ambiente, diminuir a extração de recursos minerais, recursos naturais e recursos hídricos e de energia.

Parceiros