Sobre a Cooperativa Vira Lata

Sobre a Vira Lata

Nossa História

O Vira Lata nasceu como projeto em 1998. Um grupo de amigos sensibilizados com a campanha “A serviço da vida e da esperança” da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Wilson Santos, Marcelo Almeida, Ivanil Galdino, Padre Tião e Alexsandro Menezes, moradores do bairro Boa Vista, na zona oeste da cidade de São Paulo, pensaram em combater o desemprego que assolava o país naquele momento com um projeto que envolvesse a geração de trabalho, de renda e a preservação do meio ambiente.

Os maiores desafios eram, de um lado, sensibilizar os moradores a não despejar seus resíduos no córrego e separá-los para a coleta, e de outro, convencer o catador “puxador de carroça” a se associar a um grupo que visava a humanização e melhoria de suas condições de trabalho.

Com o apoio do padre e da comunidade local, iniciou, então, o trabalho de mapear o bairro, conscientizar as pessoas, coletar e triar o material recebido. Sem espaço adequado e com um grupo bem maior de pessoas, foi necessário utilizar o salão da igreja que logo se tornou pequeno, tal foi a repercussão que teve o projeto já em seu início.

O projeto cresceu e há mais de 23 anos atua na cidade de São Paulo com educação ambiental, coleta seletiva, triagem e comercialização dos materiais recicláveis, destinação final dos resíduos e muita história para contar. Hoje são mais de 40 cooperados e cooperadas, 50 voluntários sempre com a perspectiva de ampliação da quantidade de associados.

Ao longo dos anos a Cooper Vira Lata potencializou suas atividades, se profissionalizou e ampliou sua capacidade de trabalho e produção. Alguns fatos foram importantes, como o apoio da imprensa à iniciativa: a divulgação da cooperativa em programas da TV PUC, MTV, TV Cultura, TV Globo, Bandeirantes entre outras trouxeram visibilidade e credibilidade à cooperativa. Dessa forma houve a ampliação de parcerias, convênios e alguns contratos com a Petrobras, BNDES e Fundação Banco do Brasil; estes possibilitaram a aquisição de equipamentos e maquinários mais adequados ao trabalho e a segurança.


Nossa Missão

Nossa missão:

  • Humanização do trabalho do catador
  • Tirar o catador da informalidade
  • Geração de trabalho, renda e dignidade como meio de desenvolvimento econômico 
  • Respeito aos direitos humanos
  • Erradicação da pobreza, da miséria e da fome
  • Inclusão social
  • Proteção e preservação do meio ambiente
  • Sustentabilidade ambiental e destinação correta dos materiais recicláveis
  • Redução dos danos no planeta Terra
  • Boa governança - transparência e democracia 

Quem somos

A Cooperativa Vira Lata é uma organização de catadores e catadoras de materiais recicláveis com foco na geração de trabalho e renda com inclusão social das pessoas em vulnerabilidade social. Pessoas determinadas em proteger o planeta e seus recursos naturais da degradação, preocupadas com os meios de consumo que garantam as necessidades das gerações presentes e futuras. 

Acreditamos que tudo é possível se realizado em harmonia com a natureza.

Somos homens e mulheres que sonhamos em fazer do Brasil um lugar melhor!

Atuamos individualmente junto às autoridades públicas e entidades do terceiro setor, assim como em rede para o fortalecimento das cooperativas de catadores.







Sobre a Cooperativa Vira Lata

Depoimentos

Adiléia Fagundes
57 anos - Cooperada

“A cooperativa pra mim é tudo! Significa uma família! É de onde eu tiro meu sustento. A cada dia aprendo mais e fazer parte dessa equipe é estar sempre correndo atrás dos meus objetivos. Aqui, tive descobertas e vivo grandes novidades. Crescendo cada vez mais e juntos, lado a lado. Agradeço por hoje ser uma Vira Lata.”

Tião dos Reis Miranda
Padre

“O Vira-Lata acumula uma larga experiência e filosofia de recicladores. É um projeto que resgata vidas, recupera e edifica famílias e fortalece a cultura de uma cidade de São Paulo mais limpa e humana. Que o Senhor nosso Deus ilumine sempre todos que colaboram e renovam este Projeto Vira Lata.”


José Antônio
Padre


“Eu estou no Vira Lata desde 2000. Agradeço esta oportunidade de participar dessa família que resgata pessoas que têm problemas.
Todos aqui acreditam nas pessoas que têm vontade de sair desses problemas e ajudam pessoas como eu. Estou há 16 anos no Vira Lata e agradeço a essa família por acreditar em mim.”

Eloíza Fernanda Pereira
30 anos - Cooperada

“Aprendi a valorizar aquilo que eu achava que não tinha importância. Hoje, é disso que eu levo o pão de cada dia para minha casa, de onde tiro meu sustento. O meu esforço e de todo o grupo do Vira Lata consegue melhorar a minha vida. Me orgulho muito de fazer parte de um grupo de catadores que lutam com os altos e baixos que a vida tem e que sabe como é importante a nossa contribuição para o nosso Planeta e para nosso Brasil.”


Parceiros