A cooperativa também tem experiência na elaboração e execução de projetos socioeducativos em regiões de alta vulnerabilidade social, visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para que famílias saiam da informalidade.
Conheça algumas das áreas de atuação:
AGENTES AMBIENTAIS
O projeto de Agentes Ambientais consiste em capacitar cidadãos para atuar na sensibilização da população local para preservação do meio ambiente, estímulo à coleta seletiva, com destinação correta dos resíduos, promover a mudança de hábito da população e contribuir para a saúde pública, pois na medida em que a população é esclarecida, ela participa das ações e passa a valorizar o espaço em que vive.
Galeria de Fotos
COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Com possibilidade de atender grandes geradores na coleta seletiva, a Cooper Vira Lata possui vasta experiência, acumulada ao longo dos 23 anos de trabalho. Em 2017, por meio de Chamamento Público foi selecionada para gerenciar a Central Mecanizada de Triagem da Ponte Pequena, experiência que agregou novos conhecimentos com acesso as tecnologias de ponta no que se refere à triagem mecanizada de resíduos. Para a gestão da CMT eram necessários mais de 70 cooperados para a triagem e comercialização de mais de 700 toneladas mês.
Galeria de Fotos
ESCOLA ABERTA
O projeto visa trazer a comunidade para as escolas públicas aos finais de semana e feriados, proporcionando um espaço para a prática de esporte, lazer, cultura e entretenimento para alunos e comunidade escolar. Com a adesão da população, há uma valorização dos espaços públicos e desenvolvimento da cidadania, pois as atividades de educação artística fazem com que as pessoas desenvolvam ainda mais sua capacidade cognitiva. Com a apropriação do espaço por parte da comunidade é possível fomentar um espaço para aprendizado mútuo, possibilitando a realização de trocas de valores sociais e culturais.
Galeria de Fotos
HORTA NAS ESCOLAS
O Projeto de horta nas escolas busca dar conectividade à proteção do meio ambiente com sustentabilidade e alimentação saudável. Pensar a sustentabilidade é pensar no futuro das gerações, por isso, para proteger a natureza é preciso incentivar a educação ambiental às crianças, ensinar não apenas o plantio de árvores frutíferas, cultivo em canteiros, criação de vasos ornamentais ou mesmo como fazer uma estufa para criação de mudas, mas, principalmente, colocar as mãos na terra, mostrar a importância de pequenas ações para proporcionar uma convivência melhor com o meio e a natureza e incentivar a alimentação saudável.