Logotipo_letreiro_VIRALATA.png

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

 

 

 

 

 

 

São Mais de 20 anos buscando um só objetivo, criar um mundo melhor

QUEM SOMOS

separador.png
ArvorePNG.png

 

Surgimento da ideia

O Projeto Vira Lata começou com um grupo de amigos animados com a campanha "A serviço da vida e da esperança" da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de 1998. Wilson Santos, Marcelo Almeida, Ivanil Galdino, Padre Tião e Alexsandro Menezes, moradores do bairro Boa Vista, na zona oeste da cidade de São Paulo, pensaram em combater o desemprego que assolava o país naquela época com um projeto que envolvesse a preservação do meio ambiente.

 

O nascimento...
Um objetivo desafiador: era preciso, em primeiro lugar, ensinar aos moradores a não despejarem seus resíduos e lixo no córrego que cortava o bairro. O primeiro passo, assim, foi a educação ambiental, realizada, principalmente, com as crianças nas escolas públicas. E, para se aproximar da população, o grupo deu um nome ao projeto que fosse simpático, de fácil lembrança e que representasse o seu objetivo: nasceu, assim, o Vira Lata.

 

Atuação e parcerias
Nossa cooperativa atua firmemente junto às autoridades públicas e entidades do terceiro setor e cooperativas de catadores para a elaboração e consolidação de políticas públicas para a área. Essa atuação possibilitou a criação da Cooper Vira Lata, em dezembro de 2006. Nesse mesmo ano, um convênio com a Prefeitura de São Paulo garantiu o primeiro galpão da Cooper Vira Lata, na Rua Sumidouro, no bairro de Pinheiros. De lá para cá, sempre com o apoio da Prefeitura, a Cooper Vira Lata ocupou mais dois espaços, em galpões na Vila Leopoldina e no Jaraguá. A missão do projeto é gerar trabalho e renda com a preservação do meio ambiente. 


O projeto Vira Lata deu certo! Hoje, a Cooperativa Vira Lata tem mais de 20 anos de atuação na coleta seletiva reunindo cooperados e cooperadas que têm seus direitos garantidos pelas Leis que regem o Cooperativismo. Além de atuar diretamente na coleta seletiva, triagem e comercialização de resíduos sólidos em toda a cidade, a cooperativa desenvolve ações psicossociais e educacionais na própria instituição e em São Paulo e região.

 

Hoje, a cooperativa atua em dois locais na cidade de São Paulo: sua sede matriz está sediada no Parque Raposo Tavares e atua como gerenciadora responsável pelas operações de reciclagem da CMPP - Central Mecanizada da Ponte Pequena.
A Vira Lata sabe que o sonho é o combustível para realizar. Então, continua sonhando!

 

                                     NOSSO PILARES

 

Ambiental

 

Promover ações para combater a degradação ambiental, conseguir expandir a zona de atendimento para mitigar os problemas gerados pela quantidade de resíduos produzidos pela região de São Paulo, a maior cidade da América Latina.

 

Economia Operacional

 

Nossa cooperativa fomenta e busca ações para economizar a utilização de materiais seguindo os passos de reduzir ao máximo. Em seguida, a reutilização de um produto deve ser aplicada sempre que possível. Por último, quando um material precisar ser realmente descartado, podemos aplicar a reciclagem. Reduzir consiste em diminuir o consumo de bens e serviços.

 

Social

 

Buscamos integrar e formar pessoas em nossa cooperativa com o trabalho de reciclagem, oferencendo oportunidades para colaboraderes de regiões com maior necessidade de desenvolvimento.

 

Educacional

 

Através de mídias. palestra e muita conversa, buscamos a concientização da importancia da reciclagem, separação correta dos resíduos e a relevância do terceiro setor para o desenvolvimento cultura da sociedade.

 

 

 

 

 

Rede Paulista
de Comercialização Solidária de Materiais Recicláveis

 

 

Nossa cooperativa faz parte da Rede Paulista, um projeto que fortalece as cooperativas filiadas na comercialização de materiais.

Possui ações na área da educação ambiental para a cidade de Carapicuíba, onde desenvolve os projetos Horta nas Escolas, Agentes Ambientais e Escola Aberta.

redePaulista.jpg