Plantar presente, colher futuro





Horta nas escolas

Proteção do meio ambiente tem tudo a ver com sustentabilidade. E, sustentabilidade, tem tudo a ver com futuro. Por isso, se queremos proteger a Natureza, é preciso dar educação ambiental às nossas crianças.

A Secretaria de Educação de Carapicuíba sabe bem essa lição: por isso, implantou em 43 escolas públicas do município, o projeto Horta nas Escolas, sob coordenação do Projeto Vira Lata.

O projeto teve início em abril de 2016 e está fazendo hortas e canteiros em todas as escolas de ensino infantil e fundamental com o objetivo de fazer o plantio de árvores frutíferas, verduras, flores e mudas.

As crianças estão adorando mexer na terra, conviver com a natureza. E, estão ansiosas para comer o alface, a cenoura que estão plantando”, diz, animada, a coordenadora do Horta nas Escolas, Leia Maria Rodrigues. “Além de proporcionar a convivência com a natureza, o projeto também cria um senso de responsabilidade com escola, com os colegas e incentiva a alimentação saudável e uma cultura de paz”, completa Leia.

A responsabilidade pela implantação e gerenciamento do projeto é do Vira Lata e faz parte das iniciativas de preservação do meio ambiente da instituição. Oito especialistas em hortas e paisagismo dão suporte às atividades, que envolvem cerca de 4 mil alunos da rede municipal de educação e seus familiares e toda a equipe escolar como coordenação, direção e professores. “É uma excelente ideia para integrar a escola e a família”, ressalta Leia.  São os alunos que semeiam a terra, cuidam das mudas e regam as plantinhas, observados e auxiliados pelos professores. E, estão ansiosas pela hora da colheita



Fotos




Outros Projetos de atuação



Coleta e Reciclagem

saiba +


Agentes ambientais

saiba +


Escola Aberta

saiba +


Palestras e Consultorias

saiba +






Compartilhe