Ocupar é preservar





Escola Aberta

Esporte, cultura e diversão: receita de sucesso para a saúde do corpo e da mente. E, também, para a valorização dos espaços públicos e desenvolvimento da cidadania. 

Em Carapicuíba é assim: crianças, jovens, pais, professores, toda a comunidade acadêmica estão ocupando as escolas públicas aos finais de semana e feriados para práticas artísticas e de esporte. Futebol se mistura com xadrez, a música embala as partidas de pebolim, a capoeira dança ao lado da brinquedoteca e da contação de histórias.

Crianças e jovens fora das ruas, em um espaço saudável e seguro e assistidos por agentes culturais: esse é o objetivo sociocultural do Vira Lata, que desenvolve o projeto Escola Aberta em parceria com a Secretaria da Educação nas seis escolas municipais de ensino fundamental: Prof. Argeu Silveira Bueno, Ver. Edegar Simões, Prof. Miguel Costa, Prof. Nai Molina do Amaral, Dep. João Hornos e Noemy da Silveira Rudolfer.

Uma equipe de 30 profissionais e outros voluntários desenvolvem as atividades para a comunidade, que tem presença cativa nas atividades. Cerca de 1 mil pessoas participam do Escola Aberta todo mês. De acordo Nena Silva, coordenadora do Escola Aberta, o projeto está contribuindo para a valorização da escola – tanto dos alunos como das famílias -, fortalecendo laços de amizade e, também, auxiliando no desenvolvimento escolar das crianças em termos de atenção e disciplina. “Além de contribuir para melhoria da educação, o projeto promove o acesso a cidadania”, conclui a coordenadora.

Implantado em janeiro de 2015, o Escola Aberta é sucesso entre os jovens: “Eu acho muito legal porque lá tem bastante atividades e brincadeiras. A gente faz amigos porque brincamos todos juntos”, Izabelly – 11 anos – Emef . Miguel Costa. A Ana Vitória, de 7 anos, também gosta: “Eu adoro as brincadeiras e os brinquedos que a Escola Aberta traz para o Edegar”, diz ela, enquanto espera sua vez no pula-pula.


Fotos




Outros Projetos de atuação



Horta nas escolas

saiba +


Coleta e Reciclagem

saiba +


Agentes ambientais

saiba +


Palestras e Consultorias

saiba +






Compartilhe