Com a maioridade , uma grande responsabilidade





Coleta e Reciclagem

Dezoito anos depois de sua criação, a Cooper Vira Lata conquista em sua maioridade, uma grande responsabilidade: gerenciar uma mega central de reciclagem do município de São Paulo: a Central Mecanizada da Ponte Pequena (CMPP).

Para a presidente da cooperativa, Sunamita Souza, essa foi uma conquista que veio devido a profissionalização que a Vira Lata adquiriu em sua história: “o compromisso com o nosso sonho, que é transformar a vida das pessoas com a preservação do meio ambiente passa pela melhoria da nossa gestão. Ter um projeto claro e consistente de trabalho foi determinante para essa conquista”, afirma.

A Cooper Vira Lata se destaca no cenário de coleta seletiva, triagem e comercialização com geração de renda em São Paulo, fundamentalmente, porque atua sobre quatros pilares estratégicos: Ambiental, que desenvolve ações para o combate da degradação ambiental; o Econômico, que se volta à redução dos custos operacionais e energéticos; o Social, preocupado com a geração de trabalho e renda, seguridade social e saúde e, também, o Educacional, com atividades de educação ambiental em escolas e comunidades.

Esses quatro pilares dão a clareza das atividades aos cooperados e os movem para a ação com mais entusiasmo e determinação. E, haja vontade para trabalhar porque a Cooper Vira Lata, além de gerenciar a reciclagem na CMPP e em seu galpão no Parque Raposo Tavares, também recebeu a tarefa da Prefeitura de São Paulo para coletar, porta a porta, em todo o distrito do Rio Pequeno com mais de 37 mil domicílios. E, esse está sendo o maior desafio para a Vira Lata. De acordo com o consultor da cooperativa, Wilson Santos, “o trabalho de coleta seletiva em nossa cidade precisa de logística muito grande. A cooperativa tem limitações, mas, mesmo assim, procuramos fazer a diferença”.

Atualmente, a Cooper Vira Lata coleta, tria e comercializa cerca de 300 toneladas de resíduos por mês apenas no galpão da Raposo Tavares. Isso significa um grande impacto positivo no meio ambiente. “Imagina quantos aterros sanitários seriam necessários para abrigar toda essa quantidade de dejetos?”, pergunta Wilson.  Na Mega Central, os cooperados são responsáveis pela triagem de 60 toneladas de materiais por dia!

A Cooper Vira Lata atua, portanto, como um importante parceiro da Prefeitura de São Paulo na gestão de resíduos sólidos da capital. “A Vira-Lata é uma das referências entre as cooperativas de reciclagem de resíduos da nossa cidade. É bem organizada e suas lideranças participaram ativamente na construção do Plano Municipal de Gestão de Sólidos e nos debates e decisões para a sua implantação”, afirma o Secretário Municipal de Serviços da Prefeitura, Simão Pedro. 

De acordo com informações da prefeitura, a meta da cidade é aumentar a capacidade de processamento de recicláveis e a ampliação da coleta seletiva de lixo, de 2% para 10%, até o final de 2016. E as “centrais mecanizadas são fundamentais para alavancar o percentual de reciclagem e garantir melhorias nos ganhos das cooperativas”, ressalta o Secretário. E, acrescenta: “os resultados obtidos com a venda dos reciclados triados vão para o Fundo Municipal de Reciclagem e Inclusão dos Catadores, gerido por um Conselho que tem os catadores como participantes, e devem ser aplicados na compra de equipamentos, reformas e no complemento às retiradas dos cooperados das 32 cooperativas credenciadas na AMLUrb”.


Além dos ganhos ambientais em relação aos recursos naturais e hídricos preservados, a Cooper Vira Lata cria oportunidades importantes de trabalho e renda, via profissionalização dos catadores e segurança social. Vale destacar o aumento da autoestima dos cooperados pelo reconhecimento do poder público pelos trabalhos prestados. Luiz Henrique dos Santos se mostra muito orgulhoso: “minha vida deu um salto. Assumi uma grande responsabilidade que é fazer parte do corpo técnico da Mega Central e isso foi uma virada na minha vida profissional”, afirma o cooperado. 





Outros Projetos de atuação



Horta nas escolas

saiba +


Agentes ambientais

saiba +


Escola Aberta

saiba +


Palestras e Consultorias

saiba +






Compartilhe