Educação Ambiental: nas ruas, nas casas, em todo lugar!





Agentes ambientais

Sacos de lixo se acumulando nas ruas e vielas eram muito comuns na comunidade da Vila Municipal, em Carapicuíba. Um velho hábito dos moradores que colocavam seus rejeitos nas ruas e fora do horário da coleta pelo caminhão municipal.

Para educar a comunidade sobre o melhor destino dos resíduos domiciliares, a Prefeitura de Carapicuíba firmou uma parceria com o Vira Lata para a educação ambiental: é o projeto Agentes Ambientais. Nele, 10 agentes e dois técnicos passam de porta em porta orientando os moradores na separação e correta destinação dos resíduos sólidos residenciais.

Quando chegamos aqui, tinha muito lixo na avenida e tudo era muito sujo e desorganizado”, lembra Raquel de Oliveira, coordenadora do projeto. “Hoje, organizamos e disponibilizamos o coletor adequado para os materiais recicláveis e mantemos a principal avenida de acesso à comunidade limpa”, afirma Raquel.

Iniciado em 2015, o projeto atua na informação e sensibilização dos moradores da comunidade sobre a separação dos recicláveis sólidos, dos orgânicos e dos não recicláveis. Os recicláveis são destinados para uma cooperativa de catadores e restante é levado pelo caminhão de coleta para o transbordo do município. 

O projeto Agentes Ambientais em Carapicuíba é pioneiro entre as cidades da região metropolitana de São Paulo e se encaixa nas finalidades da Vira Lata de educar para preservar os meio ambiente e de estímulo à coleta seletiva, geradora de trabalho e renda.  Mas também, além de provocar a mudança de hábito da população e a destinação correta dos recicláveis, contribui para a saúde pública, visto que o lixo despejado nas ruas e avenidas é criadouro de ratos e outras pragas urbanas que podem trazer doenças. 


Fotos




Outros Projetos de atuação



Horta nas escolas

saiba +


Coleta e Reciclagem

saiba +


Escola Aberta

saiba +


Palestras e Consultorias

saiba +






Compartilhe